Foi lançada, na manhã de hoje, a primeira pedra para a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água da cidade do Waku-Kungo, numa cerimônia presidida pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges. O acto contou com a presença da Governadora Provincial do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, membros do governo, e representantes da sociedade civil.
A obra, avaliada em cerca de 79.975.450.765, 76 mil milhões de kwanzas, deverá beneficiar cerca de 180 mil habitantes e tem previsão de conclusão para 2027. Com uma capacidade de fornecimento de 800m³/h, o projecto prevê a construção de uma rede de distribuição de 107.015 metros, que incluirá 7.081 ligações domiciliárias, 12.470 ligações por torneiras de quintal, e 77 chafarizes, ampliando significativamente o acesso à água potável na região.
No seu discurso, o Ministro João Baptista Borges destacou a importância do projecto para melhorar as condições de vida da população local e reforçou o apelo à conservação das infraestruturas, desencorajando a vandalização dos bens públicos.
No local, a Governadora Mara Quiosa reforçou o compromisso do Governo Provincial com iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e pediu a colaboração da população para a preservação dos recursos.
A implementação do sistema é vista como um marco no esforço de melhorar os indicadores de saneamento e saúde pública no município, alinhando-se aos objectivos de desenvolvimento do Cuanza-Sul e do país.
Na sequência dos trabalhos, a delegação deslocou-se ao canal de irrigação do “Matumbo”.