Secretário de Estado do Tesouro, Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos, deixou mais de cem líderes juvenis a sua espera, disse Isaías Kalunga em sua página do Facebook.
O aumento do preço do combustível, concretamente da gasolina, de cento e sessenta para trezentos kwanzas, está no centro das discussões sociais e políticas. É uma problemática que exige uma abordagem transparente, no qual as explicações as serem dadas, aos destinatários, no caso os consumidores, não podem ser por pessoas sem domínio do assunto. Nestas questões é um imperativo que se tenha sentido de Estado para não perturbar o funcionamento do próprio Estado.
A ser verdade a mensagem de Isaías Kalunga, líder do Conselho Nacional da Juventude, que se levantou contra a postura do Secretário de Estado para o Tesouro, Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos, que o mesmo tenha chegado atrasado, mais de duas horas, para um encontro de esclarecimento do preço da gasolina e atribuições de cartões, é sinal que há membros do Executivo pouco empenhados em auxiliar o Presidente da República, João Lourenço. Numa situação dessa natureza, com o país à beira de um ataque de nervosos, nada é mais importante do que o assunto dos combustíveis e atribuições de cartões. Chegar “atrasado e totalmente descontextualizado do poder do assunto” é mesmo” falta de noção de quem eram os convidados” ao encontro, os jovens, a maior franja da sociedade.
“Os Membros do Executivo têm o dever de ajudar o Presidente João Lourenço a dirigir o povo”, escreveu Isaías Kalunga, mas Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos, o enfatuado dependente da contribuição do erário, não pensa assim. Com este comportamento dos “auxiliares do Chefe de Estado estamos mal, muito mal mesmo”, frisou o líder do Conselho Nacional da Juventude Isaías Kalunga, que sem alternativas teve que desculpar-se aos mais de cem líderes de organizações juvenis membros do CNJ presentes no encontro. Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos mais “responsabilidade” nos assuntos do povo.