Icolo e Bengo – A secretária para os Assuntos Sociais da Presidência da República (PR), Fátima Viegas, enalteceu hoje, sexta-feira, no Mozozo, município de Icolo e Bengo, o programa de fomento agrícola denominado “Sexta-feira na Lavra”.
De iniciativa da administração local, “Sexta-feira na Lavra”, centraliza-se na visita dos campos agrícolas e contacto directo com os camponeses para melhor compreender as suas dificuldades e canalizar as ajudas necessárias.
O município de Icolo e Bengo, a 62 quilómetros da cidade Luanda é uma zona essencialmente agrícola, com destaque para a produção do milho, gindungo, beringela, tomate mandioca e horticolas, como repolho, alho, cebola e alfaces.
Fátima Viegas que falava no término de uma visita de algumas horas à fazenda Mbumba, com 17 hectares, na zona do Mazozo, distrito urbano de Catete, disse que programas do gênero são de louvar e atendem as iniciativas do governo angolano, centradas na diversificação da economia. “É com acções desta natureza que se atinge os objectivos do desenvolvimento das localidades, sendo que a vida faz-se nos municípios e a agricultura o sector de eleição”, referiu a responsável.
A secretária sublinhou que os esforços dos agricultores e camponeses, no município de Icolo e Bengo, e em particular em Mazozo, são notórios, apesar das dificuldades que enfrentam, o que chama atenção do governo central para canalizar mais apoios.
“Saio do Icolo e Bengo feliz e maravilhada com o que vi, mostrando que há vontade de vencer e o sector agrícola segue na linha do desenvolvimento socioeconómico”, frisou.
Objectivando o incentivo aos agricultores, Fátima Viegas, entregou três motorizadas de três rodas, enxadas, catatanas, charruas, e sementes.
Por seu turno, o administrador municipal de Icolo e Bengo, Nelson Funete, disse que os camponeses de Mazozo mostraram que querem trabalhar e só precisam de mais apoios do governo.
Na ocasião, Nelson Funete assegurou contínuo apoio aos camponeses e mais incentivos de entidades do Estado virados para o fomento da agricultura, através do programa “Sexta-feira na Lavra”.
Esta é a quinta edição do programa “Sexta-feira na Lavra” e a próxima será na comuna de Cassoneca, a 18 quilómetros da vila de Catete, sede de Icolo e Bengo.
Em 2022 o município de Icolo e Bengo teve uma colheita de 39 mil toneladas de produtos diversos, entre mandioca, banana, milho, ginguba, tomate, batata rena e outras culturas. Controla 46 cooperativas agropecuárias, integradas por três mil e 800 camponeses.