O novo secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) é eleito hoje, durante o VII Congreso Ordinário. Para a sucessão de Teixeira Cândido, concorrem dois candidatos: Pedro Miguel, pela lista A, e Victorino Matias, pela B.
Pedro Miguel, jornalista da Rádio Nacional de Angola (RNA), defende, entre outras acções, a liberdade e valorização da carreira jornalística, o aumento da base de filiação para os novos membros, a conclusão do processo de Qualificadores Ocupacionais nas empresas públicas e privadas de comunicação social, bem como a concretização do projecto das sedes provinciais e nacional.
Por seu turno, Victorino Matias, quadro da Edições Novembro, tem como principais motivações a melhoria salarial da classe jornalística e a materialização dos mecanismos da auto-regulação, particularmente os conselhos de redacção.
A direcção cessante faz um balanço positivo dos dois mandatos de Teixeira Cândido. Faustino Henrique, membro da equipa, disse que o secretário-geral cessante despoletou o processo da Comissão de Carteira e Ética, convénios com algumas empresas para facilitar consultas médicas dos jornalistas, bem como o contrato para a aquisição da carteira internacional.
“O legado de Teixeira Cândido deve ser preservado e melhorado pela nova direcção”, defendeu Faustino Henrique.