Navio de cruzeiro com mais de 700 turistas atraca em Luanda

Partilhar

Um navio de cruzeiro denominado “Serenade of the Seas” atraca hoje em Luanda com mais de 1.500 passageiros a bordo, entre os quais 819 tripulantes e 767 turistas de diversas nacionalidades.

De acordo com fonte do Ministério do Turismo, o navio, operado pela companhia norte-americana Royal Caribbean, tem chegada prevista a Luanda por volta das 7 horas, deixando a capital angolana às 18 horas do mesmo dia.

O “Serenade of the Seas” é o sexto navio de cruzeiro a atracar este ano em Angola. Os dois últimos foram o “Norwegian Dawn”, em Março, e o “Crystal Serenity”, no mês passado. Proveniente da Cidade do Cabo, África do Sul, o “Norwegian Dawn” trouxe a bordo 1.200 turistas de diferentes nacionalidades, tendo seguido depois para Abidjan, na Côte d’Ivoire.

O “Crystal Serenity” transportou 721 passageiros, entre os quais 240 turistas canadianos, brasileiros, portugueses e britânicos, que escolheram Luanda e Namibe como principais destinos turísticos.

Proveniente de Walvis Bay, Namíbia, o navio de cruzeiro passou pelo Namibe, antes de escalar o Porto de Luanda. No primeiro destino, os turistas visitaram a Serra da Leba e o deserto do Namibe, onde contemplaram a Welwitshchia Mirabilis, uma planta rara apenas encontrada nesta região do mundo.

Em Luanda, visitaram os principais pontos turísticos, como o Memorial Dr. António Agostinho Neto, Miradouro da Lua, Museu da Escravatura, Mercado de artesanato do Benfica, Barra do Kwanza e Fortaleza de São Miguel, tendo ficado impressionados com a cidade. “São muitos encantos”, disse, na ocasião, o brasileiro Gabriel Montebusi.

O país recebe, em média, 12 mil turistas por mês, na sua maioria provenientes do continente europeu, revelou o secretário de Estado do Turismo.

Hélder Marcelino, que falava em conferência de imprensa de lançamento da 7.ª edição da Bolsa Internacional do Turismo (BITUR), que decorreu de 2 a 4 de Maio, na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, disse que, no ano passado, o país recebeu cerca de 129 mil turistas provenientes de Portugal, Índia, Itália, França, Canadá, Estados Unidos da América (EUA) e Reino de Espanha.

Hélder Marcelino admitiu que o número de visitantes ainda é “bastante reduzido”, se se tiver em atenção as enormes potencialidades turísticas por explorar, visitar e apreciar pelo país.Para inverter o actual quadro, disse, o sector está a desenvolver acções para a divulgação dos locais de atracção turística, hotéis, serviços turísticos e as formas de obtenção de vistos.

No ano passado, o Governo angolano decidiu simplificar e agilizar o processo de obtenção de vistos de turismo a cidadãos de 98 países.De acordo com o Decreto Presidencial n.º 189/23, os cidadãos de países beneficiários poderão usufruir da isenção de vistos de turismo, podendo permanecer até 30 dias por entrada e até 90 dias por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *