Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, ladeado pelo Secretário de Estado para Águas, António Rodrigues Belsa da Costa, visitou hoje as Estações de Tratamento de Água de Candelabro e de Kifangondo, ambas localizadas no município do Sequele, província do Icolo e Bengo.
A Estação de Tratamento de Água de Candelabro, construída em várias fases, possui uma capacidade nominal de 210 mil metros cúbicos por dia, mas, devido a avarias e à necessidade de manutenção dos equipamentos e do processo de tratamento, sua capacidade está temporariamente reduzida, a fim de melhorar a performance e eficiência.
Quanto à ETA Kifangondo, cuja capacidade operacional está abaixo da capacidade nominal de 140 mil metros cúbicos por dia, foram orientadas intervenções urgentes para alcançar níveis de produção equivalente à capacidade das duas instalações.
Durante a visita, João Baptista Borges, realizou uma inspeção detalhada e orientou os responsáveis da EPAL a realizarem uma intervenção célere nas infraestruturas, com ênfase na recuperação urgente das bombas, para garantir o fornecimento adequado de água às populações.
O Ministro também visitou a área de estocagem de produtos químicos utilizados no tratamento da água e fez uma recomendação enfática sobre a necessidade de vigilância rigorosa e tratamento adequado da água, destacando a importância de evitar situações como as recentemente reportadas pela televisão pública.
Em suas palavras: “Água é vida e não podemos deixar as pessoas sem acesso a este recurso essencial. Neste momento, em que o país enfrenta desafios relacionados à cólera, é fundamental redobrar os cuidados com a qualidade da água e garantir que todas as zonas atendidas por estas infraestruturas possam contar com o abastecimento adequado e seguro.”
João Baptista Borges reiterou o compromisso do Ministério da Energia e Águas em acompanhar de perto a recuperação e otimização dos sistemas de abastecimento de água, com o objetivo de maximizar sua capacidade operacional e garantir que a população tenha acesso à água de qualidade.