O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, inaugurou, neste sábado, o projecto avícola das Forças Armadas Angolanas que está a ser implementado pelo grupo empresarial Jampur, na comuna de Quizenga, no município de Cacuso, em Malanje.
O projecto avícola do Ministério da Defesa, instalado inicialmente na Comuna do Quinzenga, município de Cacuso, vai permitir a redução de importação de frangos e derivados quando atingir a fase de maturação em Março de 2024.
O projecto orçado em 50 milhões de dólares, será implementado nas províncias de Malanje e Kwanza Norte, com um total de 140 naves com cada 5 mil galinhas, que que irá contribuir com 8 milhões de frangos por cada ciclo de 36 dias.
No acto de inauguração do primeiro aviário em Quinzenga, o Ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, fez saber que com a produção de 8 milhões de frangos localmente, o país passa a poupar 300 milhões de dólares norte-americanos gastos anualmente na importação deste alimento.
Por sua vez, o Governador Provincial de Malanje, Marcos Nhunga, referiu que o projecto representa uma mais-valia para a província, em particular, tendo em conta que vai reduzir o défice de produção de frango.Desafiou os investidores no sentido de apostarem mais na dinamização do sector produtivo, com vista a diversificação da economia nacional.