O Aproveitamento Hidroeléctrico da Matala, na província da Huíla, foi inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço.
Acompanhado do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, o Chefe de Estado, João Lourenço, procedeu ao corte da fita, que marca o arranque das operações da infra-estrutura energética.
A Barragem da Matala aumentou a capacidade produtiva de 27.2 para 40.8 megawatts, com a entrada em funcionamento da terceira turbina, que vai garantir o fornecimento de energia eléctrica, com qualidade, para beneficiar várias comunidades nas províncias da Huíla e do Namibe.
Para o aumento da actual potência eléctrica desta barragem o Governo investiu mais de 106 milhões de euros, para as obras de reabilitação dos equipamentos da Central Hidroeléctrica, da Subestação e da Rede Eléctrica da Vila da Matala, que vai permitir reduzir o custo de operação das centrais térmicas, mediante a redução do consumo de combustível fóssil.
Na província da Huíla, a redução de consumo mensal de gasóleo com a activação da central hídrica da Matala passou de 16 milhões de litros.