Governador do Namibe quer certificação do Aeroporto Welwitschia Mirabilis em 2025

Partilhar

O governador da província do Namibe, Archer Mangueira, defendeu em Moçâmedes, a necessidade de ver concluída, em 2025, a certificação do Aeroporto Welwitschia Mirabilis a padrão internacional.

À imprensa local, Archer Mangueira disse que entende que a materialização deste pensamento também esteja abrangente nos programas das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se em Novembro do próximo ano, por considerar que a se efectivar, seria um “passo significativo” para o alavancar da economia, em particular, da província do Namibe.

“Fazer com que o nosso aeroporto seja internacional exactamente no ano em que vamos fazer 50 anos, seria um bom presente para todos aqueles que amam e querem ver desenvolvido o turismo no Namibe”.

Apesar disso, o governador reiterou a construção de importantes equipamentos afins para o seu apoio, uma vez entender que sem infra-estruturas de acesso como estradas, portos e outras, “não vamos ter de facto um turismo de elevado nível como o que pretendemos desenvolver aqui na província”.

Neste prisma das celebrações da Independência Nacional, no próximo ano, Archer Mangueira também quer ver o arranque, como tal, da estrada principal de 130 quilómetros que liga o Virei a Moçâmedes, tendo defendido um tratamento célere nos processos pelos departamentos ministeriais, para o início, em definitivo, das obras tão esperadas principalmente pela população local.

“Temos é que apostar na reabilitação daqueles troços que alavancam o sector produtivo” como é o caso das rochas ornamentais aí exploradas, na medida em que o país aposta na diversificação económica, particularmente nesta região”, disse.

A conclusão do projecto de reabilitação e modernização do Porto Comercial do Namibe também foi evocada pelo governador do Namibe, que, após a sua efectivação, “teremos uma grande infra-estrutura” que poderá também desenvolver o corredor sul”.