A educação patriótica é uma ferramenta essencial com vista a travar a fuga dos jovens para o mundo do crime, considerou, quarta-feira, em Luanda, o general de Aviação e chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Altino dos Santos.
A alta patente das FAA, que falava durante o acto de abertura das II Jornadas de Educação e Exaltação Patriótica das Forças Armadas, realizado no Quartel General, disse que a instituição castrense pode colaborar com acções sistematizadas organizadas com o objectivo de reduzir o índice de criminalidade.
Altino dos Santos fez este pronunciamento manifestando a preocupação do número de jovens que constituem a população penal, sendo parte destes influenciados para a prática de actos nocivos que ferem de forma grave a sociedade.
“Se formos capazes de criar pontos de convergência na educação dos nossos jovens, seremos, de facto, bem sucedidos, e a sociedade, que é a nossa própria casa, será muito melhor do que está hoje”, referiu o general de Aviação, reforçando a necessidade de as FAA contribuirem mais na educação para melhorar a imagem da sociedade.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas salientou que uma das frentes prioritárias da batalha da entidade prende-se com o uso das redes sociais, publicações indevidas de imagens e documentos por parte de alguns efectivos, revelando assim uma fraca preparação básica. “A base da organização das Forças Armadas é a disciplina”, aludiu.
Altino dos Santos mencionou que a realização das jornadas visa consolidar os valores cívicos que ligam os militares a toda a sociedade. Com a actividade, continuou, as Forças Armadas Angolanas pretendem contribuir na redução da sinistralidade rodoviária, violação dos limites de velocidade e outras práticas nefastas que representam perigo à vida humana e do património público ou militar.
No domínio dos cuidados de saúde, garantiu, a principal atenção será dirigida à humanização destes serviços e à educação das tropas, de modo a prevenir o surgimento de doenças evitáveis, como a malária, HIV/SIDA, tuberculose, tensão arterial e diabetes.
“Precisamos adoptar novos estilos de vida e medidas preventivas contra os casos responsáveis pelos óbitos que infelizmente fazem as nossas estatísticas”, afirmou o oficial general.
Altino dos Santos apontou que um dos principais objectivos das II Jornadas de Educação e Exaltação Patriótica é continuar a cimentar o culto dos valores militares relacionado com a preservação do segredo militar e do Estado, o respeito às instituições e aos símbolos nacionais.
CNJ exalta compromisso das Forças Armadas
O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, exaltou o empenho das FAA em assumir o seu papel na defesa dos valores patrióticos no seio da camada juvenil.
Isaías Kalunga assegurou que o CNJ vai envidar esforços para apoiar o trabalho da instituição militar, no que concerne à moralização da sociedade, educação patriótica e à elevação dos valores morais e cívicos.
A organização juvenil, avançou, vai realizar, no mês de Fevereiro, palestras de exaltação patriótica em todos os municípios, com a finalidade de divulgar a mensagem sobre a defesa e protecção das instituições, dos símbolos do país, tendo destacado, igualmente, a defesa da figura do Presidente da República, João Lourenço, como um símbolo de unidade nacional.