Fundação Ngana Zenza continua a apostar na formação de idosos

Partilhar

A Plataforma Dikota E6.0, da Fundação Ngana Zenza, já formou 150 idosos, em Saúde e Bem-Estar na terceira idade, informou quinta-feira, em Luanda, a gestora do projecto.

Fundação Ngana Zenza continua a apostar na formação de idososEngrácia FranciscoJornalistaA Plataforma Dikota E6.0, da Fundação Ngana Zenza, já formou 150 idosos, em Saúde e Bem-Estar na terceira idade, informou quinta-feira, em Luanda, a gestora do projecto.

“Machimbombo Dikota” chegou aos habitantes do Distrito Urbano da Camama, em Luanda Ana Rita Silva destacou, no final de mais uma formação dirigida aos cidadãos da terceira idade, realizada ontem, no Distrito Urbano da Camama, que foram contemplados nesta edição um total de 30 formandos. “O objectivo é formar 1.500 idosos até Dezembro deste ano”, avançou.

O “Machimbombo Dikota”, avançou, é uma sala adaptada para formação.

O projecto, esclareceu, engloba, essencialmente, sessões sobre saúde e bem-estar na terceira idade, empreendedorismo sénior e inclusão digital.

A iniciativa, disse, tem ainda como objectivo sensibilizar a população sobre os hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças comuns à terceira idade. Um dos anseios, adiantou, é a promoção do desenvolvimento comunitário sustentável, solidário, integrado e inclusivo.

“Os professores receberam informações diárias sobre a melhor qualidade de vida, alimentação saudável, exercício físico, cuidados na família, relação interpessoal e a vida activa na terceira idade”, explicou.

O administrador do Distrito Urbano da Camama, Fábio Quiriri, considerou oportuno instalar um posto de saúde móvel, para a realização de consultas gratuitas para os mais velhos. “O distrito ainda vai beneficiar de outros projectos da Fundação. Pedimos calma aos mais velhos que não puderam aparecer nesta fase do processo.

Quem não foi seleccionado desta vez, vai poder beneficiar da formação numa outra”, garantiu.

Consultas grátisA Direcção Municipal de Saúde do Talatona aproveitou a ocasião para instalar uma tenda onde foram realizadas consultas grátis aos beneficiários do projecto.

A técnica de saúde Mariza Caguenda realçou que os especialistas foram capacitados para atenderem todos os participantes. “Durante o acto, realizamos algumas consultas de clínica geral, fisioterapia e de psicologia clínica”.

Beneficiários satisfeitosIsabel Jamba, 72 anos, uma das beneficiárias da consulta grátis, disse que está satisfeita com o projecto. Residente no bairro Dangereux e mãe de nove filhos, avançou que há dias que sofre de pressão arterial. “Tenho problemas de tensão alta e pude receber os medicamentos de forma grátis. É uma mais-valia”.

Belchior Luís, de 62 anos, disse que teve de parar de trabalhar por causa das fortes dores no joelho. “Sou camponês, mas tive de parar por causa da dor que sinto no joelho”, disse, acrescentando que a formação vai ajudar a aumentar o conhecimento sobre os cuidados de saúde.

A iniciativa A Plataforma Dikota E6.0 é uma iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, patrona da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), dirigida a todos os cidadãos angolanos com mais de 60 anos, residentes no país ou na diáspora, interessados na valorização do saber e da experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *