A embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, anunciou, sexta-feira, em Luanda, que o seu país tem disponível um programa de formação para capacitar jovens angolanos em diferentes áreas do saber.
A informação foi avançada durante o encontro que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve com a diplomata francesa , na sede da diplomacia angolana.
De acordo com um comunicado da instituição, os diplomatas reafirmaram, na ocasião, o compromisso de trabalhar de mãos dadas para o fortalecimento de uma contínua parceria estratégica.
De acordo com a mesma fonte, Téte António e Sophie Aubert aproveitaram para passar em revista a agenda bilateral.
Angola e a França, refere o documento, têm cooperado nas áreas da Agricultura, Agro-pecuária, transformação de produtos do campo, Pescas, Turismo, Energia, Educação, entre outros sectores.
O documento anuncia que o país europeu pretende alterar e aprofundar as relações comerciais com Angola, no âmbito da diversificação económica em curso no território nacional.
Além destas prioridades, constam, também, na agenda da cooperação, questões ligadas à industrialização, particularmente nos domínios da logística, distribuição e agro-negócio.
O Estado francês tem uma posição forte no mercado angolano, onde opera com mais de 70 empresas, entre as quais a Total.