Uma delegação do Conselho Nacional de Juventude liderado por Isaías Kalunga Presidente do CNJ e Conselheiro do Presidente da Republica, trabalhou hoje no Município do Kilamba Kiaxi, tendo sido recebido em cortesia pela Sra. Administradora Municipal Dra. Naulila André, prestado os cumprimentos de cortesia a delegação prosseguiu ao Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento, aonde foram recebidos pelo corpo Directivo liderado pelo Dr. Carlos Masseca Director Geral.
A delegação, efectuou uma visita guiada as instalações do Complexo Hospitalar, doaram mais de 100 bolsas de sangue e plantaram mais de 50 árvores de frutíferas (mangueiras, figueiras e abacateiros).
Em declarações à imprensa, o líder juvenil Isaías Kalunga disse e cito:
É dito por muitos que as palavras mais verdadeiras são ditas em hospitais, baseando-me nesta máxima, o que tenho a dizer é que a satisfação tomou conta de mim desde o momento em que adentrei por este opulento complexo hospitalar de doenças Cardio-Pulmonares, portanto é de saudar tamanho feito, trazendo em revista a magna estrutura que foi erguida por uma empresa de construção civil de direito angolano, como também o capital humano operante, sendo que o Exmo Director do Hospital Geral Dr. Carlos Alberto Masseca passou-nos por informe que os quadros administrativos, e técnicos da saúde, categorizando também os médicos especialistas são maioritariamente jovens formados em território nacional, ou seja é um sinalizador claro do desenvolvimento do sector da saúde, bandeira bastante defendida pelo Presidente da República João Lourenço e que pelo esforço empreendido para que no capítulo de termos um sistema de saúde melhor, Sua Excelência Presidente João Lourenço e o seu executivo, devem ser enaltecidos pela qualidade notória do hospital Cardio-Pulmonares Dom Alexandre Cardial do Nascimento.
Claramente têm primado sempre para a desenvoltura do sector, que como tem dito o Presidente da República em diversas ocasiões que enquanto filho de enfermeiro jamais irá tratar o sector da saúde de ânimo leve.
Entretanto a nossa passagem por este complexo hospitalar substanciou-se primeiramente em um visita guiada por todas unidades do complexo hospitalar à mencionar a Imageologia, Bancos de urgências, e o edifício técnico, que serviu para constatar in loco o modus operandi de tais unidades, recebemos explicações bastante objetivas do funcionamento do complexo hospitalar como também informes das operações realizadas em utentes portadores de doenças cardio-pulmonares ao passo que ficamos todos boquiabertos com a tecnologia utilizada neste complexo hospitalar, maquinarias de última geração, que torna bastante eficiente e facilitador tanto o trabalho dos profissionais de saúde como também a vida do utente.
Em segunda instância, fizemos a doação de sangue, mobilizamos cerca de 100 jovens patriotas do conselho municipal de juventude do Kilamba Kiaxi que doaram sangue de modo a suprir algumas carências de bolsas de sangue que o complexo hospitalar tem tido, e da nossa parte ficou o compromisso de tornar rotineiro tal acto, tomamos o compromisso de sermos doares frequente, portanto de 3 em 3 meses jovens patriotas cá estarão para cumprirem com o seu papel patriótico de cidadão, sabemos que não é muito mas fazer alguma coisa já é alguma coisa, pois doar sangue é salvar vida.
E por último plantamos mais de 50 árvores frutíferas ao redor do complexo hospitalar, as mudanças climáticas afectam a todos, e devemos de forma conjunta trabalhar para mitigar os efeitos da mesma, portanto a nossa pretensão é arborizar toda área ao redor do complexo hospitalar, para que o ar puro possa ser o melhor dos remédios para os nossos utentes.
Portanto, o nosso dia de trabalho foi bastante frutífero e agradeço em nome da minha delegação a forma de trato e o empenho que a direção geral do complexo hospitalar de doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.