Exames nacionais escolares iniciam na próxima semana

Partilhar

A segunda fase dos exames nacionais escolares, para a 6ª, 9ª e 12ª classes, inicialmente agendada para amanhã, foi remarcada para a próxima segunda-feira, dia 10, devido a um reajuste forçado no calendário académico, por força do levantamento da greve geral, anunciou, ontem, o director-geral do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE).

Disala André explicou, ontem, que as provas terminam na sexta-feira, 14 de Junho, com a participação de 143.360 alunos do subsistema do Ensino Geral de instituições públicas, público-privadas e privadas do país.

“Tendo sido levantada a greve para a segunda-feira, 3 de Junho, o calendário manteve o curso normal. A programação tinha sido feita para a última semana de Junho. Por isso, retardamos por mais uma semana, com o intuito de garantir a logística no transporte das provas de Luanda para outras localidades do país”, disse.

O director do INADE garantiu ao Jornal de Angola que as condições estão criadas para a realização dos exames nacionais na data remarcada. “As provas estão a ser transportadas por via aérea para as sedes provinciais e, por sua vez, para os centros de exames”, esclareceu.

De acordo com Disala André, os exames nacionais vão ser realizados pelos alunos do Ensino Geral, para permitir a avaliação do grau de aprendizagem dos discentes e certificar a condição real do Sistema Educativo, através da apreciação a ser realizada por uma entidade externa.

Nesta segunda fase dos exames nacionais, adiantou, vão ser objecto de avaliação os alunos da 6ª classe, que vão fazer exames nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia.

Para a 9.ª classe, vão ser objecto de aferição as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, História e Geografia, enquanto os da 12ª classe vão ser avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, História e Geografia.

Disala André informou, ainda, que, visando a descentralização do processo, foram criados Centros Regionais de Exames Nacionais (CRCEN) no Cuanza-Sul, Huambo e Luanda para a correcção das provas.

Com base no regulamento do Ministério da Educação (MED), as provas vão ser realizadas em Centros de Exames e têm a duração de 90 minutos, para a 6.ª classe, e 120 minutos para a 9ª e 12ª classes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *