O Presidente da República, João Lourenço, concedeu, nesta quarta-feira, uma audiência, ao núncio apostólico nomeado para o Paquistão, Dom Germano Penemote, de nacionalidade angolana, com quem abordou assuntos ligados à missão religiosa que este vai iniciar.
O sacerdote, que foi nomeado pelo Papa Francisco, em Junho último, no cargo de núncio apostólico do Paquistão, entrou no serviço diplomático da Santa Sé em Julho de 2003 e trabalhou nas nunciaturas apostólicas de Benin, Uruguai, Eslováquia, Hungria, Peru e Roménia.
Em declarações à imprensa, no final da audiência, Dom Germano Penemote afirmou que, como embaixador, a sua missão consiste em estreitar as relações entre a Santa Sé e o Estado islâmico do Paquistão, além de trabalhar para a igreja católica local . “Vou para essa missão com muito orgulho, ao encontro dos meus irmãos do Paquistão, um país novo para mim . Isso faz parte do nosso trabalho como sacerdotes e missionários, na qualidade de enviado do Papa. Vou com alegria porque aí encontrarei o povo de Deus”, exprimiu.
Dom Germano Penemote nasceu a 24 de Outubro de 1969, na povoação de Ondobe, comuna de Oximolo, município de Cuanhama, província angolana do Cunene.Foi ordenado sacerdote a 6 de Dezembro de 1998, na missão de Omupanda, a 10 quilómetros de Ondjiva.
Graduado pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em “Utroque Iure” (Direito Canónico e Civil), é fluente em francês, inglês, italiano, português e espanhol.