Catchiungo e Chinguar ligados à rede eléctrica nacional

Partilhar

O Ministério da Energia e Águas (MINEA) inaugura, este sábado -feira, 14 as redes electrificadas dos municípios de Catchiungo, na província do Huambo, e do Chinguar, no Bié, que passam a estar interligadas à rede eléctrica nacional e vai poupar anualmente ao Estado cerca 380 milhões kwanzas.

Segundo um comunicado de imprensa, para a interligação das redes das duas localidades foram construídas, de Janeiro a Dezembro deste ano, uma subestação de 220/30 kV com potência instalada de 20 MVA, e lançados 30 quilómetros de cabo da rede de distribuição de média tensão.

“No âmbito do projecto foram ainda instalados 15 Postos de Transformação (PTs) de 160 a 30/0,4 kVA, lançados 29 quilómetros de cabo da rede de distribuição de Baixa Tensão, 600 novos pontos de iluminação pública e realizadas 1600 novas ligações domiciliares”, adianta a nota.

O projecto, que se enquadra no quadro da transição energética, vai poupar anualmente ao Estado cerca 380 milhões kwanzas, sendo 270 milhões na aquisição de 1.550.000 litros de combustível fóssil, e 110 milhões de kz em despesas administrativas.A ligação destas localidades à rede eléctrica nacional vai impulsionar o desenvolvimento económico e social e fortalecer os serviços essenciais, como a saúde, indústria e a educação, e estimular o empreendedorismo local.

De acordo com o MINEA, com a integração da iluminação pública e a expansão das ligações domiciliárias, essas comunidades têm agora a oportunidade de usufruir de melhores condições de vida e maior segurança.

Na cerimónia de inauguração, que incluirá actividades culturais e sociais, o Ministério da Energia e Águas, num gesto de solidariedade social, vai entregar um lote de equipamentos desportivos e vestuário a diversas crianças das duas localidades.