Cabinda ganha mais de 400 apartamentos na centralidade “Pitra-Petroff”

Partilhar

Quatrocentos e noventa e quatro apartamentos, dos três mil previstos, da centralidade “Santana André Pitra – Petroff”, em Cabinda, foram entregues Quinta-feira (31/08) ao governo desta província, em acto que marcou a inauguração desta infra-estrutura habitacional.

Por: Redação

O acto inaugural desse projecto, situado na zona de Chibodo II, município de Cabinda, foi orientado pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, que considerou de crucial importância a construção desse empreendimento para a concretização do sonho da casa própria por parte da população desta província, com destaque para os jovens, professores e médicos.

Referiu que a inauguração da primeira fase da respectiva centralidade reitera o compromisso do Executivo angolano para com o povo de Cabinda, apostando no contínuo trabalho para responder às expectativas da juventude no acesso à habitação condigna, em particular.

Na ocasião, apelou aos beneficiários dos referidos apartamentos a cumprir com as cláusulas contratuais, para que investimentos do género tenham continuidade.

Por seu turno, a governadora provincial de Cabinda, Mara Quiosa, disse que a nova centralidade veio demonstrar a vontade do Governo angolano em proporcionar melhores condições de habitabilidade para a população de Cabinda, facto que contribui no crescimento e desenvolvimento desta província.

Para além da centralidade Pitra – Petroff, a governante avançou que está em curso o Programa de auto-construção dirigida e assistida, com a entrega de 14 mil lotes de terra, assim como a construção de três mil casas sociais nos quatro municípios de Cabinda.

Para Mara Quiosa, há ainda muito desafio quanto ao acesso à habitação, tendo em conta o crescimento da população. Por isso, o Governo vai continuar a trabalhar neste domínio, sendo necessária a contribuição também do Sector privado, para dar resposta a necessidade de casa própria dos cidadãos.

Já o Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Santos, sublinhou a qualidade da obra, assegurou a continuidade dos trabalhos e anunciou para a segunda quinzena deste mês de Setembro, o arranque da obra de reabilitação de 295 km da Estrada Cacongo/Miconje.

De referir que a primeira fase da Centralidade Pitra-Petroff já concluída, comporta 74 edifícios de até três andares, com 462 apartamentos do tipo T3, 8 casas térreas, 72 lojas, o Complexo Escolar António Filipe Rosa de 24 salas, um Posto policial, e um Centro de saúde, já concluído, que ainda não foi apetrechado.

Está prevista, nas fases subsequentes, a construção de mais uma escola primária de 24 salas, uma escola secundária, um instituto técnico-profissional, uma quadra desportiva e áreas de lazer.

A Centralidade terá capacidade para 3 mil famílias, incluindo blocos de apartamentos de dois, três e quatro pisos, lojas, equipamentos sociais, dois centros infantis e dois jardins-de-infância.

Situada a 25 quilómetros a Norte da cidade de Cabinda, a Centralidade Santana André Pitra – Petroff, que prevê uma ocupação de 18 mil habitantes, será feita em seis fases até a sua conclusão, numa área de 61 hectares.

No decorrer da jornada foram também inauguradas as infra-estruturas externas, nomeadamente a estação de tratamento de águas residuais (ETAR), o Centro de Distribuição de Água (CDA) e a Sub-estação Eléctrica.

A cerimónia de inauguração foi preenchida com o ritual tradicional, benção religiosa, corte de fitas, descerramento das placas e entrega das chaves de oito apartamentos aos primeiros beneficiários.

A construção da Centralidade iniciou em Agosto de 2021, a cargo da empresa Kora (Grupo Mitrelli), sob fiscalização da empresa DAR Angola Consultoria Lda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *